Principais Características
Vinificação e Castas
Das melhores parcelas da Quinta da Carregosa, as uvas foram colhidas manualmente nos talhões que apresentaram uma maturação mais equilibrada. As uvas são submetidas a esmagamento e desengace total. Segue-se um período de 24 horas de Maceração pré-fermentativa a 30oC para maximizar a atuação das enzimas da uva responsáveis pela extração de cor e aromas. São utilizadas leveduras selecionadas para indução da fermentação alcoólica que decorre entre os 22oC e os 24oC durante um mínimo de 10 dias. Fermentação malolactica induzida com controlo de temperatura.
Estágio: Uma vez concluída a fermentação malolactica, o vinho foi trasfegado para barricas de carvalho francês onde permaneceu durante 8 meses. Após o engarrafamento o vinho estagiou em garrafa 4 meses antes de ser comercializado.
Castas:Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Sousão.
Especificações/Análise
Harmonização
Servir a uma temperatura entre 20oC e 16oC/ Acompanha bem pratos condimentados da cozinha mediterrânica, queijos, massas apuradas e carnes vermelhas assadas. Bem como pratos de caça de animais de pelo como javali e coelho.
País
Portugal
Classificação
Douro D.O.C
Uma seleção de vinhos produzidos por importantes vinícolas e assinados pelos mais respeitados enólogos. Tudo isso, com um excelente custo benefício.